Por volta do nono século os ciganos emigraram desde a sua terra natal no nordeste da India encaminhando-se para oeste através do Afeganistão e da Pérsia. Em pequenos grupos atravessaram o Egipto, Espanha, Turquia e Grécia. Em 1417 já existem registos de ciganos na Alemanha. Por volta de 1430 também já se encontravam em Inglaterra.
Na Europa muitas pessoas erradamente pensavam que os ciganos descendiam dos egípcios daí o nome em inglês "gypsies - egyptians". Em alguns lugares os ciganos eram também conhecidos como "bohemios" pois o seu caminho através da Europa levou-os a passar pela região da Bohemia.
A qualquer lado onde chegassem , os ciganos ganhavam a vida como acrobatas, domadores de animais, músicos, dançarinos e cantores. Por um determinado preço os ciganos liam também as palmas das mãos, as folhas do chá e cristais. Mais tarde os ciganos tornaram-se lenda devido à sua habilidade a ler o futuro através das cartas de jogar. Eventualmente ajudaram a romancear o uso das cartas de tarot para prever o futuro, espalhando assim o uso das mesmas, sendo desta maneira e desde sempre sido associados com esta arte.



