segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Duas histórias com o tarot Scapini

 
Mais um tarot muito bonito, italiano, chamado Scapini e que tem de ser visto por um olhar um pouco diferente. Este tarot extremamente ornamentado pode-nos dar mais do que uma informação pois todos os pormenores contam, a inspiração é do tarot Sforza a que o autor soube dar o seu cunho muito pessoal.
Nas cartas acima esta rainha de espadas olha para o 3 de espadas, não gosta de ser enganada nem de mentiras. Se olharmos para as duas cartas abaixo o seu marido (Papa) não gosta de ser controlado (o dois de paus neste tarot representa espiar ou medo de ser espiado).
Parece que este casal consegue controlar tudo isto pois este diabinho vem invertido.



No caso abaixo esta mulher não conseguia engravidar mas as cartas vieram indicar que era possível:

A Imperatriz representa ser mamã e o ás de Ouros além de confirmar neste caso representa mesmo gravidez. Este Mundo invertido diz que para o conseguir tem de controlar a sua cabeça, tranquilizar-se.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

(Imagem do filme The Red Violin)
 
 
E de novo acredito que nada do que é importante se perde verdadeiramente.
 
Apenas nos iludimos, julgando ser donos das coisas, dos instantes e dos outros.
 
Comigo caminham todos os mortos que amei, todos os amigos que se afastaram, todos os dias felizes que se apagaram.
 
Não perdi nada, apenas a ilusão de que tudo podia ser meu para sempre.
 
 
(Miguel Sousa Tavares ?)

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Fertilidade

Hoje vou inserir o tema da fertilidade através das cartas de Tarot.
Confesso que uma boa parte do texto foi de inspiração num material que descobri (não me lembro onde) mas que achei tão interessante que não resisto a coloca-lo mudando-o mais ao meu modo e sem querer plagiar o trabalho de ninguém.
As cartas que podem indicar gravidez ou crianças são a Imperatriz, a Lua, a Papisa, o Sol, o Ás de Ouros. Por exemplo:
 
A Imperatriz com o dois de Paus mostra fertilidade mas neste caso existe um impasse e a pessoa pode não estar grávida neste momento. A Imperatriz o arcano da fertilidade, fecundidade, a mãe. É uma das cartas que indicam gravidez mas geralmente uma gravidez planejada. Com o dois de paus mostra um impasse, algo não definido. Sugere que a pessoa é fértil mas não está grávida neste momento, o Heremita(tendência a esterilidade) mostra isso mesmo, acompanhado do dez de paus mostra uma fase sobrecarregada, longe de alcançar as metas. Uma combinação que sugere final de ciclo. O Heremita caminha a passos lentos e com o dez de paus encerra uma fase para começar outra, então cuidado pois pode engravidar nos 9 meses subsequentes.
 
A Lua é o ciclo mestrual da mulher, gravidez oculta ou ela ainda não sabe que está grávida. Acompanhado com o 7 de Copas pode ser uma ilusão mas se a carta da Lua estiver junto a Papisa ou Estrela é gravidez como se pode ver pela conjugação de cartas abaixo:
 
Significado de algumas cartas individuais:
A Roda pode só indicar atrasos no ciclo menstrual
 
Este Carro pode antecipar o parto (prematuro) sobretudo com as cartas do 7 ou 8 de Paus.
 
A  Torre pode ter várias nuances como ser o próprio parto ou interferência de terceiros como inseminação artificial. Eu diria que a Torre nunca é uma carta fácil e pode mesmo indicar parto difícil e com possível perda do bebé.
 
Como já referi acima as cartas dos arcanos menores  ÁS DE OUROS ou CAVALEIRO DE OUROS vão sempre confirmar gravidez e que tudo vai correr bem.
.
 
 
 
 

 
 

sexta-feira, 4 de julho de 2014

 
Esta é a mão de uma mulher de 29 anos. Uma pessoa sensível e indecisa e com fraca expressão como se pode ver pela sua Linha da Cabeça quase inexistente (fraco poder de decisão e de estabelecer metas na vida provavelmente levará uma vida rotineira). A Linha da Vida acompanha do mesmo modo o raciocínio da Linha da Cabeça. Todo o seu pensamento e atitude perante a vida está direcionada para o seu lado emocional como se pode verificar olhando para a Linha do Coração (aquela mais fortemente marcada). Fará tudo por amor, trabalho, relações, etc. Nunca será o melhor, esta pessoa vai-se dispersar e terá dificuldade em encontrar o seu caminho  por exemplo, profissionalmente.
Esperemos que o seu pensamento comece a mudar para assim as suas linhas se puderem alterar mais positivamente.
 
A carta do Mago no Tarot:
 A partir da ausência de número (carta do Louco) surge o nº 1.
O jovem começa a perceber que precisa planejar a vida, adquirir os meios para isso e utilizar o  tempo; e aprende que o valor da sua actividade depende daquilo que a sua vontade quer.
As minhas alunas já sabem o  sentido prático desta carta, o nosso trabalho, algo a iniciar-se, um homem jovem, etc. Sobretudo é uma carta de iniciativa e força de decisão.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Mais uma vez

Começo mais uma vez por falar dos chamados Montes da nossa mão mais propriamente sobre o Monte de Júpiter (altinho situado por baixo do dedo indicador).

 
Como se pode verificar através da foto acima o Monte de Júpiter desta mão é forte e sai bem à vista através da impressão (a parte mais escura mostra mesmo isso), representa pessoas ambiciosas, orgulhosas e detestam que mandem nelas. Uma cruz nesse monte representa amor e casamento feliz mas se a cruz tiver braços desiguais será uma união com eventos menos felizes.
No entanto é necessário olhar para o respectivo dedo ou seja o indicador,  neste caso o dedo não possui o carácter do monte, isto é, é demasiado pequeno e apagado, significa que a pessoa tem vontade para comandar (devido ao monte) mas nunca gostará de assumir responsabilidades e é sinal de complexo de inferioridade, pode sentir que sofre injustiças.
 
 
Vamos falar também sobre cartas e como tem que ser começamos pelo carta do LOUCO, o zero, a espiral, o começo de tudo, o príncipio e o fim.
Eis o Louco, o BOBO; imóvel, pobre e nu. Durante a sua peregrinação encontra todos os horrores e todas as magnificências do mundo. Ele aprendeu a autoconhecer-se e esquecer-se de si mesmo. Libertou-se da rotação e da transformação ( o duradouro e constante movimento e transformação estão nas cartas de I a XXI).
A trouxa que traz às costas encerra a respiração do céu, o sopro vital, a força que tudo permeia e move. O nome da carta aponta para esse significado: FOU ou FOL, o Bobo, que vem de Folis, cujo significado é um saco cheio de vento.
Sem saber onde o caminho o leva, despreocupado e sem rumo ao longo do caminho. Com paciência carrega a sua trouxa, como a criança que ainda não nasceu nada conhece das lutas e derrotas que terá de enfrentar, também não conhece as suas possibilidades de desenvolvimento, a trouxa contém sonhos, fantasias, sucessos. O cão, o elemento mental, o intelecto tenta deter o seu dono, ele fareja o caminho correcto e estimula o viajante a nele prosseguir.
 
Dedico hoje este texto à Ana da Figueira da Foz e à Susana.
 
 

 

sábado, 3 de maio de 2014

O meu espaço - o acesso ao inconsciente

 
Este é o meu espaço. Aqui funciona o conhecimento intuitivo, a ajuda para que cada um possa se libertar da prisão dos conceitos lógicos generalizantes. Geralmente tão difícil! É aqui que faço as grandes tentativas de descodificar as relações de causa e efeito para que cada um consiga seguir em frente com mais óptimismo pela vida. É um trabalho de psicologia? Talvez!
Aqui há o olhar o mundo de um modo diferente. Aqui aprendi desde à vinte anos (o tempo passou depressa) a não julgar ninguém, ninguém mesmo, a colocar cada pessoa num patamar de igualdade. Tanto que eles me têm ensinado, mas tanto mesmo. A minha evolução como ser humano divino está definitivamente aqui. É difícil dizer-lhes que o processo de mudança na vida de cada um depende das suas escolhas e que é necessário obter acesso ao nosso inconsciente para nos livrarmos das cadeias da própria consciência limitada. Tento fazê-los entender mas é um caminho difícil, se calhar também o é para mim.
É aqui que cada vida é posta a descoberto perante mim e de repente sinto o peso de uma chuva de outono grossa e persistente sobre as minhas costas. A aconselhar e a ajudar também me ajudo a mim própria a trilhar com mais coragem o caminho do peregrino.
Até breve.
 
 
Para aqueles que desejam aprender o caminho da QUIROLOGIA digo sempre que não é um caminho fácil, começa por uma aprendizagem profunda e depois muita intuição.
Se em primeiro lugar nos concentrarmos no polegar, na forma da mão (grande, pequena, dedos curtos ou compridos) e nos montes da nossa mão, vamos aí encontrar muitíssima informação para conhecer a pessoa que está a nossa frente. Experimentem e esqueçam as linhas da mão.
 
Portanto os pontos importantes são:
- Polegar
- Formato da mão
- Dedos
- Montes
 
 
Que os anjos vos guardem e vos guiem.
 


quinta-feira, 1 de maio de 2014

O tarot do amor

De tempos a tempos falo sobre o tarot do amor porque o acho original e com uma estética encantadora.
Olhamos para o desenho e vemos um homem jovem de cabelo claro, olha em frente como se tivesse todas as certezas da sua vida, ele já definiu o que quer, parece a ser um homem de feitio forte (flecha na mão direita)as nuvens rodeiam-no, mas também carinhoso (ramo de flores na mão esquerda), um pouco cambiante como se vê.

Mais outra carta do tarot do amor:
O desejo -  desejar ser amado, ter intimidade, pode ser uma ilusão. A carta conta a história de Tristão e Isolda, um amor impossível.
 
 Poema sobre Tristão e Isolda da autoria de Sophia de Mello Breyner Andresen.
 
"Sobre o mar de Setembro velado de bruma
O sol velado desce
Impregnando de oiro a espuma
Onde a mais vasta aventura floresce,
 
Tristão e Isolda que eu sempre vi passar
Num fundo de horizontes marítimos
Trespassados como o mar
Pela fatalidade fantástica dos ritmos
Caminham na agonia desta tarde
Onde uma ânsia irmã da sua arde.
 
Tristão e Isolda que como o Outono,
Rolando de abandono em abandono,
Traziam em si suspensa
Indizivelmente a presença
Extasiada da morte."
 
 
 
 



terça-feira, 22 de abril de 2014

O Carnie Tarot


 
Este lindo tarot chama-se CARNIE TAROT e é inspirado na época dourada dos "Carnivals" nos Est.Unidos que nos anos de 1930 e 40´s percorriam o país de terra em terra com o seu circo e jogos da sorte. Uma das tendas mais concorridas de todos os carnivals era a da(o) vidente, muitos usavam bolas de cristal, liam nas folhas do chá mas a maioria lia as cartas do tarot. Estas cartas eram conhecidas pelo Carnie Tarot.
Como amante de belas cartas consegui adquirir esta recriação, parecem mesmo antigas não é verdade? O verso das cartas às bolinhas é muitíssimo charmoso.
 
Neste tema temos a rainha de espadas e o rei de espadas.
Este casal com espadas na mão parecem indicar que não se dão muito bem, no entanto no meio deles saiu a carta de amor indicando que existe um sentimento forte, notar também que estão de frente um para o outro, ninguém aqui vira as costas por isso não há intenção de separação.
 
 
Se me perguntarem se este homem volta para a companheira eu diria que sim mas cuidado porque primeiro quer neste momento estar só (Heremita) e a carta da Roda e do Louco indica que ele volta (Louco volta sempre) mas depois torna a partir.
 
 
Parece que este Imperador tem intenções de fazer uma viagem, quiçá por um tema de amor.
 

 
Um beijinho muito grande a todos aqueles que me desejaram uma boa Páscoa. Até breve.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Dissertação sobre mãos e tarot

 
A propósito do meu livro hoje falarei sobre o Monte de Vénus (anteriormente já tinha falado do monte da lua).
Este monte quando é bem pronunciado na palma da mão demonstra pessoas generosas mas não é bom quando é demasiado desenvolvido pois pode indicar vícios, constante atracção pelo sexo , mas também que a pessoa está a passar por um momento de preocupação monetária. As pessoas com predominância veneziana casam-se muito cedo, adoram construir família. Cuidado que isto não quer dizer que possam vir a ser felizes, isto é apenas uma característica.
A foto abaixo mostra muito bem uma mão em que este monte está muito bem pronunciado: (é o monte mais alto do lado do polegar)
 
 
Para os amantes do Tarot vamos hoje falar também um bocadinho.
Esta primeira parte será melhor entendida pelas minhas queridas alunas que já fizeram o curso comigo quando eu explico que a carta do Louco vem sempre em primeiro lugar:
 
Se não nos bastar o significado geral das cartas de Tarot e as suas interpretações práticas e, no entanto, as considerarmos um meio que nos possa oferecer um acesso à compreensão mais elevada, nesse caso devemos nos aprofundar no seu simbolismo e nas relações recíprocas de cada uma das cartas.
Uma das cartas não tem número - O Louco. A questão quanto ao seu lugar é solucionada se deitarmos as cartas em forma circular: O Louco, o zero, o irracional, que só pode ser definido pelos seus relacionamentos  com o incompreensível, está antes do ínicio e depois do fim. Essa figura é denominada ROTA, anagrama de TARO(T). (Ver o esquema abaixo).
 
 
Tarot contém 78 cartas.
A aparição numa consulta de arcanos menores em abundância indicar-nos-ia circunstâncias ou pessoas que constituem o mundo onde o consultante se move; se os arcanos maiores fossem em maior quantidade, indicar-nos-ia temas  de especial importância para o desenvolvimento pessoal de quem nos consulta. É por isso que numa consulta de busca pessoal devem-se manejar sempre as 78 cartas na sua totalidade. O Tarot é uma unidade baseada nos cinco elementos que compõem um todo; somente devemos utilizar os arcanos maiores em exclusividade se o tema a elucidar for somente espiritual, meditativo ou curativo.
 


 
 

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Tarot activa o inconsciente

Começo hoje por falar um pouco sobre tarot, tema preferencial para a maioria.
As cartas não se seguem umas às outras a seu belo prazer. Além da relação existente entre uma carta e as que a precede e sucede imediatamente, há ligação também entre cada uma delas e todas as demais. O símbolo isolado não deve ser apreendido somente na sua sequencia linear, mas também na sua relação qualitativa e dinâmica com o todo, num desenvolvimento cíclico que una o passado e o futuro. A observação das figuras desperta o interesse, a curiosidade, a esperança e o receio, sensações que activam o inconsciente e permitem que haja retrocesso no espaço e no tempo. Não existem cartas de sorte ou de azar no tarot, as cartas indicam caminhos para a compreensão e solução dos conflitos.
As figuras do tarot estão em constante movimento para nos fazer pensar, dançando como o Shiva de cem braços, os seus significados cruzam-se e completam-se de várias maneiras.
No conjunto das 3 cartas acima o significado só se entenderá através mesmo do seu conjunto e não individualmente, neste caso vê-se que este homem é mentiroso (3 de espadas) e tem vícios (diabo). De notar que ele só está virado para este diabo, o 3 de espadas não existe para ele e provavelmente nem quer saber.
Proximamente escreverei sobre os inter-relacionamentos simbólicos entre as cartas.
 
Um beijo especial à Susana que não deixa de visitar o meu blog, beijinho por tudo e pelo apoio.

quarta-feira, 26 de março de 2014

O caminho dos "Bohemios" na adivinhação

Por volta do nono século os ciganos emigraram desde a sua terra natal no nordeste da India encaminhando-se para oeste através do Afeganistão e da Pérsia. Em pequenos grupos atravessaram o Egipto, Espanha, Turquia e Grécia. Em 1417 já existem registos de ciganos na Alemanha. Por volta de 1430 também já se encontravam em Inglaterra.
Na Europa muitas pessoas erradamente pensavam que os ciganos descendiam dos egípcios daí o nome em inglês "gypsies - egyptians". Em alguns lugares os ciganos eram também conhecidos como "bohemios" pois o seu caminho através da Europa levou-os a passar pela região da Bohemia.
A qualquer lado onde chegassem , os ciganos ganhavam a vida como acrobatas, domadores de animais, músicos, dançarinos e cantores. Por um determinado preço os ciganos liam também as palmas das mãos, as folhas do chá e cristais. Mais tarde os ciganos tornaram-se lenda devido à sua habilidade a ler o futuro através das cartas de jogar. Eventualmente ajudaram a romancear o uso das  cartas de tarot para prever o futuro, espalhando assim o uso das mesmas, sendo desta maneira e desde sempre sido associados com esta arte.
 
 

sexta-feira, 21 de março de 2014

Os montes da mão

Quando se começa a olhar para uma palma da mão é importante falar sobre estas pequenas elevações pois o monte que se encontrar mais saliente é aquele que predomina na vida da pessoa ,isto é, cada monte armazena uma capacidade de potencial energia e pode-nos ajudar a entender a personalidade de quem está à nossa frente.


 
Começámos pelo monte da lua:
Como se vê pela foto este monte situa-se no lado oposto ao polegar.
Se este monte for altinho são pessoas que gostam da natureza, da água, do mar e não tratarão mal um animal. O seu lado mais negativo é que num momento podem estar alegres e noutro entrarem na mais profunda tristeza. Também são pessoas que fazem tempestades num copo de água e a sua cabeça faz constantes "filmes", isto é, a pessoa inventará coisas  que lhe farão perturbar o espírito.
Geralmente são apreciadores de música e também é comum a flexibilidade dos dedos trazendo momentos de exaltação e outros de depressão e são muito criativos.
Se o monte não tiver expressão não são pessoas muito amigáveis.
Pois é, a quirologia é um mundo fascinante mas não muito fácil para aprender e estudar, compreende-se assim que na sociedade actual haja pressas para tudo e não é à toa que os cursos de tarot têm sempre mais interessados. A quirologia tão próxima dum mapa astral, quiçá diferente onde é possível vislumbrar passado, presente e futuro. Futuro que na mão se poderá sempre modificar. Sim é preciso perseverança (muita mesmo) para poder dominar o mundo da quirologia.

Um poema de Rudolf Steiner: (obrigada Nina por mo ter facultado)
"A luz do sol
passada a noite,
vai clareando o dia.
A alma acorda com força nova
do sono que dormia.
Tu, minha alma,
dá graças pela luz,
pois dentro dela,
o poder de Deus reluz;
tu, minha alma,
no dia a ressurgir,
sê capaz de agir!"

 

segunda-feira, 3 de março de 2014

As Mãos e o Tarot

No decorrer do curso de tarot que este fim de semana realizei algumas questões e dúvidas foram colocadas sobretudo a dúvida se será melhor usar só os 22 arcanos maiores do tarot, como muitas pessoas fazem ou se vale a pena utilizar todas as cartas.
Isto fez-me meditar num paralelismo que existe entre só usar os 22 arcanos e quando se analisa uma mão olhar só para as 3 linhas principais, não é verdade que é muito pouco?
Nunca se conseguirá fazer uma análise correcta olhando só para estas 3 linhas pois as mãos têm muitas outras que são importantíssimas. Assim é com o tarot, os arcanos menores fazem parte de um todo e vão dar detalhes da nossa vida quotidiana.
 
Entrando mais um pouco no caminho da quiromancia vou falar sobre as Braceletes: 
São linhas horizontais que se encontram no começo da nossa mão, junto ao pulso e indicam as nossas capacidades energéticas. Geralmente são 3 linhas ou 3 ciclos de vida: 28, 56 e 84 anos, com 4 braceletes podemos mesmo chegar aos 90 anos. No entanto, as braceletes por si só não vão indicar quanto tempo vamos viver, indicam sim a capacidade que temos para viver muitos anos ou não, dependendo das nossas capacidades energéticas e do modo como tomamos conta do nosso corpo.
Reparar que as probabilidades de longevidade são vistas através de outros sinais como uma boa linha de destino.
 
 

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Curso de Tarot



Dias 1 e 2 de Março, sábado e domingo respectivamente vou realizar mais um curso de tarot.

Temas abordados:

. História do Tarot
. Diferenças entre os diversos baralhos
. A sua consagração
. Análise simbólica e prática de cada carta
. Lançamentos
. Certificado

O curso é completo, isto é, serão usadas as 78 cartas, sempre. Será oferecido um baralho do tarot de marselha com um manual de apoio.
O curso é intensivo e um bom ponto de partida para se usar a sério as cartas ou apenas para usar como conhecimento pessoal.
Curso honesto, sério e mesmo depois de ter terminado estarei sempre à disposição de quem quiser fazer perguntas e tirar dúvidas.
Até breve.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Dedico este texto à Susana

Hoje vou falar de cartas e neste pequeno exemplo fazer uma comparação entre um Tarot típico e o Tarot dos Amantes de Kris Waldherr.
Pois este texto é sobretudo para a Susana da praia de S.Julião que vai gostar muito de o ver aqui inserido. Beijo.
 

O quatro de Paus representa em termos de amor um compromisso (notar o modo como está desenhado no Tarot dos Amantes) mas este Rei de Copas está a olhar para o Às de Copas invertido (que representa o Amor puro) e ele pensa: Não a amo mas vou ser obrigado a um compromisso! (4 de Paus).


No Tarot dos Amantes o 4 de Paus está bem representado como um compromisso mas este rei parece olhar triste para a sua copa, para aquilo que tem de fazer, o Às de copas está atrás das suas costas.
 
Breve vamos voltar a falar de mãos e de alguns textos que estão contidos no meu livro.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Janeiro 2014, um novo ano começou que seja o melhor possível sobretudo sempre com muita saúde.
Hoje vou voltar a falar mais um pouco sobre o Tarot dos Amantes, cartas fantásticas mas não muito fáceis para trabalhar, no entanto gosto de usá-las sempre que o tema é amor.

Neste tarot a autora não usou figuras de valetes mas transformou estas figuras em Príncipes e Princesas, continuando a existir as figuras de Reis e Rainhas. Como já referi anteriormente nestas cartas apenas podemos ir buscar inspiração ao Tarot de Marselha pois o mais importante aqui é olhar para a carta e ver o que ela quer dizer.
Atenção então a este príncipe porque poderá não ser o "príncipe encantado". Não há dúvida que é um homem carinhoso (tem uma copa na mão e as copas representam o amor) mas a relação com esta pessoa poderá não ser muito fácil e às vezes ser um pouquinho mentiroso (a lua está por cima da cabeça dele e indica isso mesmo). Por ser representado como o Príncipe de Copas e não um Rei considero-o um homem livre, isto é, não é casado.
Próxima publicação continuará a falar sobre cartas.
 
Bom ano para todos e obrigada pelas palavras de carinho.